Logo da empresa Quorum contabilidade

Contabilidade para médicos: O que é? E qual é a importância?

Você já parou para pensar que como médico você precisa ter uma contabilidade para médicos? você sabe o que é contabilidade para médicos? Porque contratar uma contabilidade para médicos? Te explicaremos de forma bem clara qual é a importância de contabilidade para médicos? 

Como fazer a contabilidade para médico? 

Primeiramente explicarei como deve ser feita a contabilidade de uma clínica médica. 

Para que tudo ocorra de forma correta é preciso separar os gastos pessoais das despesas e lucros da clínica.  

Essa talvez não seja uma tarefa fácil para muitos dos empreendedores, precisa de organização e disciplina, mas é o primeiro e mais importante ponto na hora de administrar. 

Controle o fluxo de caixa 

O fluxo de caixa refere-se à movimentação do caixa da sua empresa, ou seja, tudo que entra e tudo que sai. 

Tenha um planejamento 

Tudo e qualquer empresa precisa ter um bom planejamento, e isso não é diferente para os médicos, pois eles também precisam se planejar desde a compra de materiais médicos (luvas, seringa e etc…) até o pagamento de contas, tudo precisa de um planejamento. 

Analisar finanças 

Área financeira exige tempo, conhecimento e atenção, ela vai além de só registrar os gastos e lucros. 

 E é para isso que existe a contabilidade para médicos. 

Ter um regime tributário 

É necessário escolher o regime tributário de acordo com o segmento do seu negócio. 

Com esse breve resumo de como deve ser feita a contabilidade para médicos percebe-se que é algo burocratismo e importante. 

Agora tente imaginar um médico com uma agenda cheia, sem tempo, tendo que lidar com mais todas essas responsabilidades! Seria muita coisa não é mesmo?  

E é para fazer exatamente tudo isso que uma contabilidade para médico existe. 

Como funciona a contabilidade para médico? 

A contabilidade para médico é feita por meio de uma empresa especialista no assunto. 

A contabilidade para médico se responsabiliza pela parte fiscal e financeira de uma clínica médica isso inclui: 

  • Cuidar de impostos; 
  • Criar relatório; 
  • Declarar imposto de renda; 
  • Cuidar do fluxo de caixa; 
  • Emissão de recibos. 

Mas contratar uma contabilidade para médicos é necessário? 

Sim, contratar uma contabilidade sempre será necessário! 

Como citado acima são muitos detalhes que precisam de extrema atenção pois são processos complexos. 

A contabilidade não é importante e necessária só para os médicos, mas para qualquer segmento e em diversos aspectos. 

Ela vai compreender as questões financeiras, fazer planejamentos, tomar decisões, prever riscos, acompanhar a movimentações de dinheiro. 

Quais os deveres da contabilidade? 

O dever da contabilidade ao ser contratada para cuidar de uma empresa é: Fornecer bons resultados e boas informações para que a empresa esteja sempre no caminho certo. 

Ao contratar o serviço da contabilidade empreendedor se sente mais seguro com toda a questão de tributos e finanças. 

Atenção 

Avalie bem os serviços prestados pelos contadores e pelas contabilidades que você pretende contratar! 

Busque profissionais bem qualificados e de confiança, pois os serviços prestados por eles deverão ser de excelência para que a sua empresa possa evoluir. 

Como atuar? Como prestador de serviços, na clínica ou no consultório?  

Essa também é uma questão que a contabilidade para médicos irá te ajudar a decidir, você pode optar por qualquer uma das três opções, mas uma boa conversa com o contador, sobre os seus objetivos e metas, ele vai te direcionar para a melhor opção.  

Médico precisa ter CNPJ? 

Não necessariamente, o médico pode atuar como profissional liberal/ Pessoa Física e dessa maneira não é necessário ter um CNPJ.  

Mas existem vantagens de o médico possuir CNPJ, e veremos isso mais à frente. 

O que é CNPJ e para que ele serve? 

Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é um número único designado pela Receita Federal que identifica uma pessoa jurídica, ou seja, identifica uma empresa/ prova que a empresa é real. 

Resumidamente o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).  

serve para regularizar uma empresa. 

Como Abrir um CNPJ? 

Da para abrir um CNPJ através do site da Receita Federal, porem terão alguns processos que seria ideal que um profissional da contabilidade te auxiliasse (Também entra a questão de contratar uma Contabilidade para médicos). 

Médico poder ter um CNPJ MEI? 

Essa é uma pergunta que é feita frequentemente quando se trata de abrir um CNPJ médico. 

Contudo, médico não pode ser MEI. 

Para ser MEI tem algumas regras a serem seguidas, como por exemplo para que uma pessoa seja MEI (Microempreendedor Individual) é preciso que ela fature só até 81 mil reais por ano, tenha até um funcionário registrado e não seja socio de outras empresas. 

Tirando essas questões, os médicos, psicólogos, veterinários, advogados, nutricionistas não podem ser MEI pois o MEI foi criado para regularizar as profissionais que antes eram considerados informais. 

Os médicos, psicólogos, veterinários, advogados, nutricionistas entre outros já eram considerados regulamentados e por essa razão eles não se encaixam no padrão MEI. 

Se médico não pode ser MEI, qual CNPJ ele pode optar? 

É claro que o (Microempreendedor Individual) não é a única opção, existe outros tipos de CNPJ que os médicos se encaixam, como: ME, LTDA, EIRELI, SLU, e outras que citaremos abaixo de uma forma resumida para que você veja algumas diferenças entre elas. 

ME (Microempresa)  

Para abrir uma ME é necessário fatura até 360 mil por ano, na ME já é possível contratar mais de um funcionário, se for Industria pode contratar até 19 funcionários se for comercio até 9 funcionários a cima de 16 anos. 

LTDA (Sociedade Limitada) 

A Sociedade Limitada pode ser composta por dois sócios ou mais e cada socio tem suas responsabilidades definidas. O nome vem justamente porque, nela, a responsabilidade dos sócios é “limitada”. 

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) 

Na Empresa Individual de Responsabilidade Limitada existe apenas um sócio, esse modelo de empreendimento foi criado em 2011 com o objetivo de legalizar seu negócio como sociedade limitada. 

Porem para abrir uma EIRELI é necessário ter no mínimo 100 salários mínimos no ato da abertura. 

SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)  

A Sociedade Limitada Unipessoal é um tipo de empresa que não precisa de sócio, ela é formada apenas pelo próprio empreendedor. 

Mesmo tendo apenas o empreendedor, os bens pessoais não se misturam com os negócios da empresa, ou seja, caso ocorra algum problema financeiro com a empresa ou ela venha falir os bens do empreendedor não podem ser utilizados na quitação dessas dívidas. 

Uma das vantagens da SLU é que não existe um valor mínimo de capital social para abrir a empresa. 

SS (Sociedade Simples) 

A SS é voltada para aqueles que prestam serviços intelectuais (isso inclui os médicos). 

Para abrir um Sociedade Simples é necessário dois ou mais sócios. 

Viu como existe muito mais que apenas a opção MEI? 

Qual CNPJ é o certo a se escolher? 

Agora que você já entendeu de forma rápida cada um desses CNPJ, você deve estar se perguntando: “qual será o melhor para sua clínica médica?” 

Essa é uma pergunta muito relativa! Você como um bom empreendedor terá que analisar as opções e pensar qual é o segmento que você quer. 

É nessas horas que a contabilidade para médicos é indispensável, pois com um contador ao seu lado essa escolha fica mais fácil. 

Quais são as vantagens de ter um CNPJ médico? 

Como citado no começo desse artigo ser um médico que tem CNPJ tem suas vantagens. E agora você vai descobrir quais são essas vantagens! 

As vantagens são: 

  • Pagar menos tributos (qualquer profissional que atua com Pessoa Física paga mais tributos do que aquele profissional que é Pessoa Jurídica); 
  • Melhores taxas de financiamentos; 
  • Mais oportunidades de carreira; 
  • Mais chances de ser contratados por clinicas e hospitais (a maioria dos hospitais preferem contratar um prestador de serviços do que contratar pela CLT) 
  • E claro, não podemos deixar de citar que, ao ter um CNPJ para mais confiança e seriedade para o paciente/cliente. 

Médico Pessoa Física 

Se você é um médico que atua como pessoa física, deve estar se perguntando se Pessoa Física precisa ter uma contabilidade médica também. 

A resposta é sim! Pois um médico que trabalha de forma liberal também tem que se organizar com as questões dos impostos, das finanças, tem que se preocupar também (assim como um médico Pessoa Jurídica) com a declaração de Imposto de Renda. 

O Imposto de Renda de uma Pessoa Física é diferente do Imposto de Renda que possuem o CNPJ, pois diferente da Pessoa Jurídica que paga o Imposto de Renda anualmente  a Pessoa Física terá que pagar mensalmente o carnê leão e por essas e outras razões que um médico Pessoa Física também precisa ser acompanhado por um contador. 

Conclusão. 

Acredito que ao chegar até aqui você tenha entendido qual a importância da Contabilidade para médicos, que não é ideal um médico tentar dar conta de toda essa parte burocrática sozinho, e que você deve sempre buscar bons profissionais da contabilidade para que tudo ocorra bem durante todo o processo da sua empresa, desde a hora de abrir o CNPJ até o funcionamento da empresa. 

Caso precise de profissionais da contabilidade de confiança entre em contato conosco através da nossa plataforma que teremos o prazer de te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 | Todos os Direitos Reservados desenvolvido por 4maos